Exposição Dreamworks no CCBB RJ

Desde o dia 6 de fevereiro o Centro Cultural Banco do Brasil está com uma exposição para encantar todas as crianças apaixonadas por desenhos em quadrinhos, é a Exposição Dreamworks, com vários itens do estúdio de animação que já produziu filmes com Shrek, Madagascar, King Fu Panda, o meu favorito, Como Treinar Seu Dragão e o favorito de todos os tempos da Julia, Trolls!

Como adultos também são bem vindos nessa exposição, no sábado passado peguei as meninas e fui bem cedinho para o CCBB.

A exposição conta com mais de 400 itens do estúdio americano, incluindo modelos, esboços, artes lindas, entrevistas com os criadores e sítios interativos onde é possível tentar ser animador por alguns minutos.

A amostra, do museu Australian Centre for the Moving Image (Que nós visitamos quando fomos em Melbourne) foi dividida em 4 sessões:

  • Characters traz a evolução dos personagens do conceito original dos desenhos e sketches às personalidades totalmente construídas. Nessa parte você pode animar as expressões faciais de alguns personagens em 3 computadores.

  • Story apresenta o processo de construção de uma história completa. Em uma outra atividade interativa, o visitante pode animar o mar, decidindo a velocidade do vento e das ondas e até o local do sol;

  • World leva o visitante para sobrevoar a cidade viking de Berk a partir das costas de um dragão em uma projeção 180 graus. Não conseguimos entrar nesse porque deixamos para o final da exposição e já estava muito lotado. Por isso eu vou ter que voltar durante a semana com a Julia para ela poder visitar
  • Drawing Room, onde o público pode criar um curta animado, a partir da tecnologia do estúdio DreamWorks Animation. Também fica no lobby do CCBB, estava cheio mas nem tanto. São vários computadores então todos podem se divertir.

Quem é carioca sabe que as exposições do CCBB arrasam sempre, mas que as mais concorridas sempre ficam lotadas, com filas quilométricas que podem dar voltas e mais voltas no quarteirão e salas tão lotadas que não é possível admirar uma única obra. As exposições são sempre gratuitas e por isso muito democráticas.

O que eu achei legal é que os ingressos do dia devem ser retirados no site Eventim, o que evita a formação de duas filas, uma para retirar o ingresso e outra para visitar a exposição. Eu nunca entendi muito a logística do CCBB, por exemplo, porque eles não dividem os ingressos por horário também? Isso evitaria que pessoas passassem o dia inteiro na fila para conseguir entrar na exposição e controlaria melhor a quantidade de pessoas dentro das salas.

Uma outra crítica é que eu achei os funcionários meio que de má vontade! Eu sei que organizar exposições enormes assim são muito cansativas, mas vários funcionários me viram na fila com uma bebê de colo e nenhum falou sobre entrada preferencial, só quando eu vi umas duas famílias passando a frente de todo mundo é que eu perguntei para uma funcionárias e ela disse que era só eu furar a fila e ir lá para frente. Atitudes assim podem gerar ainda mais conflito em locais lotados. Outra coisa chata, mesmo tendo fila, vira e mexe alguém furava alegando que tinha alguém guardando o lugar na fila, como não tinha ninguém para controlar isso, as filas não eram muito respeitadas. E minha última queixa, mochilas com pertences de bebê só podem entrar se forem penduradas nos carrinhos. Primeiro me disseram que era pq a mochila nas costas ocupava espaço na exposição (oi?!?!), quando aleguei que o carrinho ocupava mais espaço a funcionária da porta foi grossa e falou que era assim e pronto para cortar o assunto. Provavelmente mochilas nas costas (o que nem era o caso da minha, estava levando como bolsa) não devem entrar pelo risco de danificar alguma peça da exposição, era só ela ter explicado isso ao invés de tratar os visitantes com grosseria! Aí CCBB tá valendo uma reciclagem dos seus funcionários, hein! Tipo um cursinho de como lidar com adversidades, que tal? Além disso a exposição termina longe da entrada, então tivemos que subir ao segundo andar para depois descer do outro lado e pegar a mochila da Amora.

Mas aproveitamos que tivemos que ir no segundo andar e fomos tomar um chocolate quente na Colombo, por sinal fica a dica, não deixem de passar na Colombo quando forem no CCBB.

Fora esse perrengue para conseguir entrar na exposição, todo o resto foi ótimo, como eu cheguei lá no sábado logo após a abertura, as salas ainda estavam vazias. Impossível não amar a exposição, as salas deixam todo fã de desenhos sem nem saber aonde olhar primeiro, eu confesso que fiquei apaixonada pelos scapbooks da Poppy. Já o boneco suspenso do Banguela é de arrepiar de tão realista.

A exposição ficará em cartaz até 15 de abril e depois do Rio a amostra irá para o CCBB de Minas Gerais de 15 de maio até 29 de julho. O horário de abertura é de 9h às 21h. Evite finais de semana e não esqueça que o CCBB RJ não abre às segundas feiras.

E você, já visitou a exposição? Diga o que achou aqui nos comentários!

22 comentários

    • Iremos a passeio ao Rio no final de Março e já estava de olho nesta exposição – adorei as dicas e toques – principalmente quanto a retirada de ingressos e sobre as filas!

      Curtir

  1. Olha, adoro quase todos os filmes citados, mas minha filha mais velha tinha tanto amor pelo Kung Fu Panda, que até foi tema da sua festinha de aniversário. Particularmente, eu custo muito Madagascar e os pinguins louquinhos.

    Curtir

  2. Que show a exposição! As crianças devem pirar por lá! Uma pena os funcionários não atenderem bem. A experiência fica tão mais legal, quando as pessoas têm boa vontade em ajudar e explicar as coisas.

    Curtir

  3. A gente ia adorar visitar essa exposição, uma vez que adoramos as animações da dreamworks. Pena que ainda temos funcionários que desconhecem a importância de uma boa prestação de serviços. Agora a pergunta que não quer calar, a exposição vai para outras cidades, mais precisamente no Nordeste? rs.

    Curtir

  4. Achei incrível a exposição da Dreamworks no CCBB RJ. Nunca imaginei que o material usado para fazer os filmes, por si só, eram obras de artes! Que desenhos, que esculturas! Demais!

    Curtir

Deixe um comentário